Dilma inaugura creche e participa de formatura do Pronatec em BH

23/10/2013 - 5h34

Paulo Victor Chagas
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A presidenta Dilma Rousseff viaja hoje (23) a Belo Horizonte (MG), onde inaugura creche e participa da formatura de alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Às 9h30, ela inaugura uma unidade municipal de educação infantil. O evento ocorre na própria creche Vila Clóris, que tem capacidade para atender a 440 crianças até 6 anos. Antes, Dilma visita as instalações da unidade, que já atende a mais de 100 crianças desde 9 de setembro.

De acordo com a prefeitura de Belo Horizonte, R$ 3,6 milhões foram investidos na construção da escola, que tem dois andares e 11 salas entre espaços para repouso e aula - o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação investiu R$ 1,4 milhão e o restante dos recursos provém do município. Segundo o site oficial da cidade, esta é a 72ª creche inaugurada na capital.

Há duas semanas, Dilma disse que 1.169 unidades de educação infantil já haviam sido concluídas e que 3.215 estavam em construção. A meta do governo é entregar 6,5 mil creches às prefeituras pelo Programa Proinfância e pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2.

Às 11h30, a presidenta participa da formatura de 1.211 alunos do Pronatec. Os estudantes pertencem a 17 diferentes cursos do Senai, do Senac de Minas e do Colégio Técnico (Coltec) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que foram ofertados na capital e em cidades da região, como Betim, Confins e Sete Lagoas.

Dessa forma, receberão o diploma formandos dos cursos de soldador, espanhol, inglês, libras, agente de projetos sociais, estilista, cuidador de idosos, cuidador infantil, montador e reparador de computador, ajudante de coleta e transporte de pequenas cargas, auxiliar administrativo, desenhista mecânico, agente de alimentação escolar, auxiliar de secretaria, auxiliar de biblioteca, monitor de transporte escolar e recreador.

A presidenta embarca por volta das 13h30 para Brasília, onde ainda não tem agenda oficial.

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil