Representante da União Europeia diz que países do bloco devem tirar lições da crise

15/10/2013 - 16h36

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Brasil tirou lições das crises por que passou e agora é a vez de a Europa aprender com os problemas econômicos, disse hoje (15) a diretora responsável pela regulação financeira da União Europeia, Nadia Calviño.

Ela participou da quinta edição dos Diálogos Bilaterais de Alto Nível Brasil – União Europeia sobre Regulação de Mercados Financeiros, no Banco Central (BC), em Brasília. O evento é fechado à imprensa, mas a diretora conversou com os jornalistas após o encontro com os representantes do BC.

Para Nadia, o sistema financeiro brasileiro é menos complexo do que o europeu, com bancos mais conservadores e menor participação no mercado global. Além disso, ela avaliou que a supervisão bancária no Brasil é mais exigente e cautelosa. Segundo Nadia, essas características ajudaram o país a passar bem pela crise econômica internacional.

De acordo com a diretora, um dos pontos discutidos no encontro é a decisão da União Europeia de criar um supervisor comum para os bancos europeus. Segundo ela, é um “projeto importante que desperta interesse de outros país” sobre o andamento da implantação da supervisão única.

Nadia lembrou que ontem (14) o Conselho Europeu aprovou a criação do Mecanismo Único de Supervisão e a ideia é que esteja em funcionamento até meados do próximo ano. Segundo ela, o mecanismo vai “fechar a lacuna” da unificação monetária na Europa.

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil