Motoristas de vans da Favela Rio das Pedras, no Rio, discutem itinerário para novas linhas

15/10/2013 - 21h10

Da Agência Brasil 

Rio de Janeiro – Representantes dos donos de vans que exploram o transporte alternativa na Favela Rio das Pedras, na zona oeste da capital fluminense, se reuniram hoje (15) para elaborar uma planilha de itinerários a ser usada em um processo de licitação de novas linhas. O trabalho está sendo feito com base em estudo técnico feito pela Secretaria Municipal de Transportes sobre locais desassistidos de transporte coletivo.

O grupo é o mesmo que, na tarde de ontem (14), ocupou o prédio da secretaria em Botafogo, zona sul do Rio. A pauta com roteiros alternativos será entregue na tarde de amanhã (16), durante reunião com o delegado Cláudio Ferraz, da Coordenadoria Especial de Transporte Complementar.

Luciomar Gonçalves da Silva, de 45 anos, proprietária de van em Rio das Pedras, pede que o transporte alternativo volte a circular no trajeto que passa pela Praia da Barra da Tijuca e que a secretaria libere o funcionamento de mais veículos. “Só queremos voltar a trabalhar. De 1,2 mil vans do antigo Transporte Especial Complementar [TEC], apenas 392 pertencem ao novo Sistema de Transporte Público Local [STPL]. Cerca de 5 mil cobradores e motoristas estão desempregados, inclusive eu, já que meu marido não roda desde sábado [12]", disse.

Segundo o presidente do Sindicato dos Permissionários dos Serviços de Transporte de Passageiros e Comunitário do Município (Sindvansrio), Adilson Honório, muitas áreas carecem de transporte público e não foram incluídas no estudo técnico da secretaria. “A secretaria proibiu 1.200 carros de circularem e colocou apenas 392 permissionários para operarem em 18 linhas. Temos hoje muitas áreas desassistidas, como Rio das Pedras, Alto da Boa Vista, Rio Comprido, Grande Tijuca, Maré, Caju, Santa Teresa. A zona sul, por exemplo, que é uma área licitada tem apenas duas linhas", explicou.

Honório acrescenta que o processo de licitação prejudicou os motoristas. "Ele foi feito de uma forma apressada não dando tempo para os permissionários prepararem a documentação para participar", disse.

A Coordenadoria Especial de Transporte Complementar informou por meio de nota divulgada pela assessoria de imprensa, que "foi feito um estudo técnico pela Secretaria Municipal de Transportes ainda na gestão anterior à do atual secretário Carlos Osório, em que ficou estabelecido o número de linhas e vans por determinada região. O edital foi divulgado bem antes do início do processo de licitação que se deu em janeiro desse ano. O edital era bem claro com relação ao que estaria estabelecido pelo novo Sistema de Transporte Público Local".

Ainda de acordo com a coordenadoria, "o processo de implementação do STPL está previsto para durar cinco semanas, com ações agendadas aos sábados, nos quais serão inauguradas novas linhas. No último sábado, foram lançadas três linhas na Taquara, também na zona oeste do Rio. Enquanto as 18 rotas não estiverem em funcionamento, as vans que pertencem às atuais linhas poderão circular fora dos itinerários concedidos ao novo sistema".

Amanhã, em reunião com os motoristas de vans no prédio da coordenadoria, em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio, o delegado Cláudio Ferraz receberá uma pauta com roteiros alternativos e decidirá se levará ou não a questão para o prefeito Eduardo Paes.

 

Edição: Aécio Amado

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