Grupo de manifestantes e policiais entram em confronto em São Paulo

15/10/2013 - 22h01

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Manifestantes que faziam uma passeata pela Marginal Pinheiros entraram em confronto com policiais militares na noite de hoje (15). A manifestação em defesa da educação pública seguia tranquila, quando começou no Largo da Batata, local de onde partiram as maiores manifestações populares no mês de junho. Estudantes das três universidades públicas paulistas – Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – pediam melhorias na educação pública no estado de São Paulo.

O grupo seguia pela Marginal Pinheiros com destino ao Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, ocupando parte das vias destinadas aos carros. No entanto, alguns participantes mascarados tentaram bloquear totalmente a marginal no sentido Interlagos e, então, a polícia disparou gás lacrimogêneo e bombas de efeito moral.

Parte dos manifestantes tentou se abrigar em uma loja de móveis, que estava aberta aos clientes. Houve tumulto e parte do estabelecimento foi depredada. A polícia chegou a jogar bombas dentro do local.

A passeata se dispersou e o trânsito foi liberado na Marginal Pinheiros. Alguns manifestantes agora seguem em grupos separados até o Palácio dos Bandeirantes.

 

Edição: Carolina Pimentel

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil