Ministro do Trabalho se reúne com superintendentes regionais para tratar de convênios

24/09/2013 - 7h12

Heloisa Cristaldo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, se reúne hoje (24), às 9h, com os superintendentes regionais para reforçar a necessidade do levantamento e da análise de convênios da pasta. O encontro é motivado pela Operação Esopo, da Polícia Federal, que investiga irregularidades em contratos firmados pelo ministério.

Vinte e sete superintendentes, representantes de cada capital do país, participam da reunião. Na semana passada, o ministério informou que diversos órgãos federais ajudarão na análise dos convênios. A Advocacia-Geral da União (AGU) dará apoio jurídico nos estados onde foram constatadas fraudes e a Controladoria-Geral da União (CGU) informará sobre as pendências de entidades privadas, com registro de irregularidade, que sejam parceiras em convênios. Além disso, o ministério anunciou a suspensão do repasses de recursos por 30 dias, até que sejam concluídos os levantamentos que identificarão a situação de cada convênio.

A operação policial revelou esquema de fraudes em licitações do ministério, com prejuízos de R$ 400 milhões aos cofres públicos. As investigações apontam indícios de fraudes em licitações de prestação de serviços, de construção de cisternas, de produção de eventos turísticos e de festivais artísticos.

Em decorrência da operação, o secretário executivo, Paulo Roberto Pinto, e o titular da  Secretaria de Políticas Públicas de Emprego, Antonio Sergio Alves Vidigal, deixaram a pasta.

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil