Venezuela apreende 540 quilos de cocaína

23/09/2013 - 23h34

Leandra Felipe*
Correspondente da Agência Brasil/EBC

Bogotá - Mais de 540 quilos de cocaína foram apreendidos hoje (23) no estado de Zuila, na Região Oeste da Venezuela. A droga era transportada em um caminhão-tanque, com destino ao estado de Falcón, no Noroeste do país. É a segunda grande apreensão de cocaína em três dias no país. No sábado (21), um avião da Companhia Air France procedente de Caracas pousou em Paris com 1,3 mil quilos de cocaína.

A droga, avaliada em 200 milhões de euros, foi embarcada na capital venezuelana como bagagem não identificada de passageiros do voo. O Ministério Público da Venezuela informou que designou fiscais para coordenar as investigações. Seis pessoas suspeitas foram presas na Venezuela, até o momento, segundo o Comando Antidrogas da Guarda Nacional Bolivariana (GNB).

Entre os detidos, estão três militares venezuelanos.  Na França foram presos três ingleses e três italianos, suspeitos de participar da operação. O ministro venezuelano, das Relações Interiores, Justiça e Paz, Miguel Rodríguez Torres, disse ser “quase evidente” a cumplicidade de funcionários da empresa Air France no Aeroporto Internacional de Maiquetá, Caracas.

Segundo Torres, uma investigação está sendo feita no sistema de câmeras do aeroporto e as pessoas que trabalham na área do despacho de malas estão sendo interrogadas. A Venezuela é considerada um país não produtor de drogas pelas Nações Unidas, mas o é utilizado por traficantes como “trânsito” para o transporte de cocaína. Segundo o governo venezuelano, no ano passado foram apreendidas 45 toneladas da droga em operações feitas pelo comando antidrogas.

* Com informações da TV Multiestatal Telesur

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil