Rússia envia três navios ao Mediterrâneo para monitorar situação na Síria

04/09/2013 - 11h58

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O governo da Rússia enviará a partir de amanhã (5) três navios ao Mar Mediterrâneo. A decisão ocorre no dia seguinte de Israel e Estados Unidos fazerem exercícios militares na região com testes de mísseis. A iniciativa, segundo autoridades russas, de manter embarcações em alto-mar é para monitorar mais de perto a situação na Síria.

Os três navios partirão para o Mediterrâneo a partir dos portos de Novorossiysk. Priazovie e Minsk. Na segunda-feira (2), autoridades russas informaram que havia necessidade de reforçar o esquema de segurança na área, em meio à ameaça de intervenção militar por parte dos Estados Unidos à Síria.

Ontem (3), israelenses e norte-americanos fizeram testes com o lançamento de mísseis no Mar Mediterrâneo, segundo militares da Rússia. O objetivo do exercício militar foi testar o míssil Ankor, que é um sistema do tipo radar.

Os testes com mísseis ocorrem no momento em que os Estados Unidos anunciaram a decisão de promover uma intervenção militar na Síria, depois das denúncias de uso de armas químicas que causaram a morte de cerca de mil civis, inclusive crianças e adolescentes. A decisão norte-americana conta com o apoio de Israel, do Reino Unido e da França.

*Com informações da agência pública de notícias da Rússia, Itar-Tasse

Edição: Marcos Chagas