Campanha no centro do Rio alerta sobre os crimes do tráfico de pessoas e trabalho escravo

15/07/2013 - 19h26

Da Agência Brasil

 

Rio de Janeiro – Com objetivo de chamar a atenção da população para o combate ao tráfico de pessoas e à necessidade de se acabar com o trabalho escravo, a Secretaria do Estado de Assistência Social e Direitos Humanos está coordenando na tarde de hoje (15) na Central do Brasil, o movimento Gift Box Rio de Janeiro. As pessoas que passam pelo local, um dos mais movimentados do centro da cidade, são convidadas a conhecer o conteúdo de uma grande caixa de presentes, onde estão relatos de vítimas dos dois tipos de crimes.

A campanha tem o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pretende aproveitar o grande fluxo de pessoas que virão para os eventos internacionais que o Brasil sediará (Jornada Mundial da Juventude, Copa do Mundo e Olimpíadas) para aprofundar o trabalho de conscientização da população sobre o problema.

De acordo com o subsecretário de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos, Eloi Ferreira, as ações têm impactado a população, gerando resultados positivos. "O grande cenário em forma de caixa de presente, bonito e sedutor por fora representa exatamente a ilusão que as falsas propostas geram nas pessoas e isso tem chamado a atenção da população. Quando o cidadão entra na caixa se depara com experiências sombrias, de pessoas que foram enganadas por esses contrabandistas. Isso causa um choque muito grande nas pessoas, mas este é o nosso objetivo, desmascarar as falsas promessas alertando os jovens dos perigos que podem correr", disse Ferreira.

Para a professora Patrícia da Silva, de 33 anos de idade, que conheceu hoje o conteúdo da caixa de presentes, o que viu expõe na íntegra as ações dos criminosos para enganar as vítimas. “Morei três anos na África e três anos na Austrália para estudar e realmente é assim que traiçoeiros abordam você, como essas meninas da campanha fizeram. Começa com um papo desinteressado, depois falam sobre experiências no exterior e depois comentam sobre uma oportunidade que poderia mudar sua vida. Fiquei arrepiada! Assim que voltei de viagem, percebi o quão importante ter uma campanha de conscientização como esta. Estou satisfeita que esteja acontecendo”, declarou.

O Gift Box foi importado das Olimpíadas de 2012, em Londres, e começou a atuar no Brasil no início de 2013. A caixa de presentes já esteve na estação do teleférico do Morro do Alemão, na zona norte do Rio, em junho deste ano. Na Central do Brasil, o trabalho ficará até o dia 18 de julho, das 10h às 17h. Em seguida, o Gift Box estará em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, de 19 a 21 deste mês.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil