Marcha na Esplanada pede mais dinheiro para a educação

27/06/2013 - 12h38

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Cerca de 3 mil estudantes de seis estados (segundo estimativa da PM) fazem marcha na Esplanada dos Ministérios neste momento rumo ao Congresso Nacional. Eles pedem educação de melhor qualidade. A marcha saiu da área em frente ao Museu da República e será encerrada no espelho d'água em frente ao Congresso Nacional.

A marcha, que reúne estudantes com caras pintadas, é pacífica. Os estudantes exibem bandeiras e faixas, com dizeres em favor de 10% do PIB para a educação, pelo direcionamento de 50% dos rendimentos do fundo social do pré-sal para educação e pelo passe livre estudantil. A passeata ocupa três das cinco faixas da pista que segue para a Praça dos Três Poderes.

A presidente da UNE, Virgina Barros, disse que nunca houve momento tão favorável como o atual para que o Brasil debata com seriedade a educação. “Não é possível pensar projeto de nação sem educação”, acrescentou.

A exemplo de outras manifestações, os estudantes se posicionam também contra a homofobia, pelo combate à corrupção e pela defesa de uma reforma política com financiamento público de campanha.

Edição: José Romildo
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil