Henrique Alves diz que plebiscito poderá ser feito para definir pontos da reforma política

25/06/2013 - 22h34

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), disse há pouco, depois de reunião com a presidenta Dilma Rousseff que, em vez de se fazer uma Constituinte exclusiva para promover a reforma política, poderá ser convocado um plebiscito para decidir sobre os temas polêmicos da reforma. Segundo ele, a ideia foi apresentada pelo vice-presidente da República, Michel Temer.

Segundo ele, poderão ser colocados para a população se posicionar temas considerados polêmicos pelo Executivo e pelo Parlamento. “Tratamos da reforma política como foco de todos nós e a ideia, proposta pelo vice Michel Temer, com nosso apoio e concordância da Presidência da República, é que façamos um plebiscito em questões pontuais da reforma política”, disse.

“A presidenta vai propor os pontos que ela considera, segundo sua ótica, importantes. Nós acrescentaríamos os nossos e se faz um plebiscito em torno da reforma política”, disse Alves. “Seriam as questões polêmicas da reforma política, as questões pontuais mais importantes para que o povo se manifeste sobre elas”, completou o presidente da Câmara.

A campanha para o plebiscito, segundo Henrique Alves, seria feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Concluída a consulta, o Congresso elaborará um projeto de lei sobre a reforma política. “Dilma não só concordou como apoiou”, disse.

Pela manhã, Alves declarou que a Câmara deve retomar a discussão sobre a reforma política no segundo semestre, com a criação de um grupo de trabalho para analisar sugestões vindas do Executivo, da sociedade civil e do Parlamento.

 

Colaborou Ivan Richard

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil