Tendas do Samu na Esplanada dos Ministérios atendem 31 manifestantes, três em estado grave

21/06/2013 - 0h31

Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Duas tendas de atendimento médico montadas pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) nas proximidades do Congresso Nacional atenderam a 31 pessoas que participaram da manifestação. De acordo com o Samu, a maior parte delas apresentava problemas de mal súbito e de intoxicação por gás de pimenta ou lacrimogêneo.

Onze casos necessitaram de remoção para hospitais da cidade a fim de atendimento mais especializado. Desses, segundo o Samu, três foram considerados graves. Um manifestante foi atingido no olho e apresentava traumatismo facial com possível comprometimento ocular, correndo risco de perder o olho. O Samu não soube dizer se o ferimento foi causado por bala de borracha, pedra o outro objeto contundente.

Em mais um caso grave, uma pessoa apresentava traumatismo craniano. Os médicos do Samu localizaram uma bala de borracha presa no crânio. Ela foi levada para um hospital a fim de passar por uma cirurgia para a retirada do projétil. Também teve que ser transferido para um hospital, devido à gravidade do ferimento, um manifestante com um corte na perna. Ele estava com hemorragia intensa. De acordo com o Samu, esses casos foram registrados antes da tentativa de invasão do Palácio do Itamaraty.

Ao todo, o Samu trabalhou com 140 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem. Além de 30 ambulâncias e 16 motolâncias. As tendas de atendimento foram montadas perto do Ministério da Justiça e do Anexo 1 da Câmara dos Deputados.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil