Coreia do Norte acusa Coreia de Sul de provocar política de confronto

15/06/2013 - 11h00

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O governo da Coreia do Norte apelou hoje (15) às autoridades da vizinha Coreia do Sul para que abandonem o que classificou de “política de confronto”. O apelo ocorreu em um editorial, no jornal estatal Rodong, publicado quatro dias depois de os dirigentes dos dois países cancelarem o primeiro encontro de alto nível em seis anos.

De acordo com as autoridades sul-coreanas, o cancelamento ocorreu por falta de acordo entre as partes. O principal entrave foi que a Coreia do Sul disse que a reunião deveria englobar autoridades do primeiro escalão, mas a Coreia do Norte enviou autoridades de nível inferior.

As autoridades das Coreias do Sul e do Norte marcaram para o último dia 12 reunião destinada a buscar uma solução pacífica para o fim do impasse envolvendo o complexo industrial de Kaesong e das famílias separadas pelo fim da guerra, em 1953. A proposta da reunião foi apresentada pelo ministro da Unificação sul-coreano, Ryoo Kihl-jae.

As últimas reuniões com o mesmo propósito foram organizados pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha, em 2010. A iniciativa desta vez ocorre em meio à tensão provocada pela ameaça norte-coreana de deflagrar uma guerra nuclear na Península Coreana.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Graça Adjuto