Mané Garrincha reabre amanhã com final do Brasiliense de Futebol

17/05/2013 - 11h51

Luciene Cruz
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A menos de um mês da abertura da Copa das Confederações, o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha se prepara para receber o jogo inaugural. Amanhã (18), a arena será sede da final do Campeonato Brasiliense de Futebol (Candangão 2013), no qual se enfrentam Brasiliense e Brasília, às 16h.

A cerimônia de abertura do estádio ocorre às 10h, com a presença da presidenta Dilma Rousseff e do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz. À tarde, antes da partida, Elza Soares, viúva de Mané Garrincha, canta o Hino Nacional

O jogo de estreia ocorre com 97% das obras concluídas e com 30% da capacidade de público. Segundo o Comitê Organizador Local da Copa, o percentual é definido pela Federação Internacional de Futebol (Fifa). Assim, apenas 22 mil lugares serão ocupados. O estádio comporta 71 mil pessoas.

Do total, 12 mil foram reservados para os operários que trabalharam nas obras. Os 10 mil restantes estão nas mãos da Federação Brasiliense de Futebol (FBF). Ontem (16), a entidade disponibilizou alguns ingressos para venda, que se esgotaram rapidamente. Procurada pela Agência Brasil, a entidade não se pronunciou a respeito da quantidade de ingressos destinados à população.

Para o jogo inaugural, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) prepara o esquema que será usado nos dias de grandes jogos. “O trânsito de veículos particulares num raio de 3 quilômetros do estádio será restrito”, diz o comunicado.

As vias próximas ao estádio terão acesso limitado no dia do jogo, do meio-dia às 20h. Quem for de carro, deve procurar o estacionamento no Parque da Cidade, plataforma da Rodoviária do Plano Piloto, Setor Comercial e de Rádio e TV. “Quem estacionar sobre o canteiro central e ao longo do meio-fio do Eixo Monumental e em outros locais já sinalizados estará sujeito a multa e guincho”, informou a nota.

Na última terça-feira (14), o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, conferiu de perto o resultado. Na ocasião, Valcke ficou impressionado com o que viu na arena. “Se me perguntarem qual é o meu estádio favorito no mundo, o de Brasília ficaria entre os primeiros da lista”, disse.

O segundo evento teste para a Copa das Confederações do Estádio Mané Garrincha ocorre no dia 26: a partida entre Santos e Flamengo pela rodada do campeonato brasileiro. A Seleção Brasileira enfrentará o Japão na estreia da Copa das Confederações de 2013, no dia 15 de junho, em Brasília.

Edição: Talita Cavalcante

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil