Colômbia receberá Aliança do Pacífico na próxima semana

17/05/2013 - 0h05

Leandra Felipe
Correspondente da Agência Brasil/EBC

Bogotá - A Colômbia se prepara para receber na próxima semana, a 7ª Cúpula da Aliança do Pacífico – bloco de integração econômica formado em 2011, composto pelo país anfitrião, Chile, México e Peru. O encontro reunirá os presidentes dos quatro países que estão entre os seis maiores destinos de investimentos estrangeiros na América Latina, segundo dados da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal).

De acordo com o relatório anual sobre o investimento estrangeiro direto, divulgado pela comissão na última terça-feira (14), o Brasil aparece em primeiro lugar com U$ 65,272 bilhões de investimentos estrangeiros, seguido do Chile, com U$ 30,323 bilhões, da Colômbia, U$ 15,8 bilhões, México, U$ 12,659 bilhões, a Argentina com U$ 12,55 bilhões e Peru que captou U$ 12,24 bilhões em investimentos.

 

Os quatro países da Aliança do Pacífico se assemelham na adoção de políticas econômicas “liberais”, como o livre comércio. Juntos, representam 33% do comércio da América Latina. Ano passado as exportações dos membros do bloco alcançaram U$ 369,3 milhões.

A Cúpula da Aliança do Pacífico ocorrerá em Cali, capital do departamento Cauca, região Andina colombiana. A reunião está prevista para a próxima quarta-feira (22) e quinta-feira (23) e, na ocasião, a Colômbia receberá a presidência pro tempore . O evento será assistido por representantes da Espanha, do Canadá, da Guatemala, Austrália, do Japão, da Nova Zelândia e do Uruguai.

De acordo com um comunicado da chanceler colombiana, María Ángela Holguín, os quatro países estão finalizando tratados de Livre Comércio (TLC) com cinco dos países observadores: Australia, Nueva Zelanda, Canadá, Guatemala e Uruguai. Além disso, segundo ela, o Japão também está em fase de estudo para a criação de um TLC com os países do bloco.

Em população os integrantes do grupo somam mais de 210 milhões de habitantes, 36% da população total da América Latina e do Caribe. O Produto Interno Bruto (PIB) representa 35% do total da América Latina, com taxa de crescimento ascendente, com média de 5% no ano passado, acima do crescimento mundial de 2,2%.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil