Patriota: Brasil está disposto a contribuir com a Rússia e os EUA em negociações sobre Síria

09/05/2013 - 12h51

Luciene Cruz e Renata Giraldi
Repórteres da Agência Brasil

Brasília - O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse hoje (9) que o Brasil está disposto a colaborar com a Rússia e os Estados Unidos em busca de uma solução negociada para o fim da crise na Síria.

“Estaremos sim, dispostos a contribuir e a dar nosso apoio para esses esforços [de acabar com a crise na Síria]”, destacou. “O Brasil, há muito tempo, apoia uma solução negociada para a questão da Síria. Manifestamos apoio ao comunicado conjunto do grupo de ação de Genebra, do ano passado, que de forma consensual falava da não militarização do conflito e privilegiava a diplomacia”, acrescentou.

Integrantes da Organização das Nações Unidas (ONU) e Liga Árabe elogiaram a iniciativa da Rússia e dos Estados Unidos. O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, e o ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, marcaram uma reunião para os próximos dias para tentar um acordo para a região.

Ontem (8), o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, embaixador Tovar da Silva Nunes, informou que o Brasil recebia com satisfação a notícia das negociações entre russos e norte-americanos para uma solução ao conflito. Há dois anos em guerra, a Síria é alvo de preocupação internacional devido às mais de 70 mil mortes e denúncias de violações de direitos humanos.

Edição: Talita Cavalcante

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil