Militares fazem exercício em pontos estratégicos do DF para atuar na Copa das Confederações

02/05/2013 - 13h58

Da Agência Brasil

Brasília – Os militares que participam da Operação Planalto 6 fazem hoje (2) um exercício de patrulhamento em pontos estratégicos do Plano Piloto. A atividade começou às 10h e está prevista para terminar à noite. Foram mobilizadas para a atividade 200 viaturas blindadas e mecanizadas, além de cães.

"Os grupamentos a cavalo vão se posicionar no Parque da Cidade Sarah Kubitschek, nas vias L4 Sul, L2 Sul e no Setor de Recreações Públicas Norte (SRPN), próximo ao Estádio Nacional Mané Garrincha", informou o assessor de imprensa do Comando Militar do Planalto, tenente Rivelino.

Amanhã (3), as 15h, os militares fazem simulações de desobstrução de vias e controle de distúrbios, no Centro de Treinamento da Seleção Brasileira na Academia do Corpo de Bombeiros Militar-DF.

No domingo (5), os participantes farão uma apresentação para o público, a partir das 10h, na Praça dos Três Poderes. A cerimônia cívica de encerramento coincide com a troca da bandeira e terá também desfile da tropa e apresentação dos alunos do Colégio Militar de Brasília.

Cerca de 3 mil militares dos estados de Goiás e do Tocantins, do Triângulo Mineiro e do Distrito Federal participam da operação, que começou na segunda-feira (29). A Operação Planalto é uma parceria do Comando Militar do Planalto (CMP) com a Marinha do Brasil e a Força Aérea Brasileira e tem o objetivo de preparar os militares que vão atuar na Copa das Confederações, em junho.

Durante o treinamento, os militares participam de diversas ações de patrulhamento ostensivo, ponto de bloqueio em vias urbanas, exercícios de proteção de estruturas estratégicas, controle de distúrbios e proteção contra agentes químicos, biológicos, radiológicos e nucleares.

Edição: Tereza Barbosa

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil