Vazamento de óleo em São Sebastião atinge também praias de Caraguatatuba

08/04/2013 - 11h50

Fernanda Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Além de São Sebastião, o vazamento de combustível naval detectado na última sexta-feira (5) atingiu pelo menos três praias de Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo. A Petrobras Transporte (Transpetro) informou, por meio de nota, que cerca de 100 pessoas foram mobilizadas para o recolhimento das pelotas de óleo, que foram vistas nas praias de Capricórnio, Massaguaçu e Cocanha, em Caraguatatuba.

De acordo com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), o vazamento ocorreu em uma linha do Terminal Almirante Barroso (Tebar), em São Sebastião, durante a operação de abastecimento de um navio no píer.

“O problema ocorreu numa válvula em uma tubulação, que apresentou defeito. O óleo vazado, de consistência densa, em volume ainda não estimado, é conhecido como marine fuel 380, utilizado como combustível em navios”, diz a nota da companhia.

Segundo a Transpetro a operação de limpeza da Praia de Cigarras, em São Sebastião (SP), já foi concluída e equipes de contingência ainda monitoram eventuais resíduos trazidos pela maré. Após sobrevoo feito ontem, a Cetesb e a Transpetro concluíram que as praias Deserta, Pontal da Cruz, Ponta do Lavapés e Olaria, além da região do píer, em São Sebastião, já estavam limpas e não necessitavam mais de monitoramento.

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil