Líderes europeus destacam legado de Margaret Thatcher

08/04/2013 - 14h35

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Líderes políticos europeus lamentaram hoje (8) a morte da ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, de 87 anos. Eles lembraram a influência dela no cenário político mundial, dizendo que a ex-premiê ficará para a história. “Perdemos uma grande líder, uma grande primeira-ministra e uma grande britânica”, disse o primeiro-ministro britânico, David Cameron, em comunicado oficial.

Em visita à Espanha e à França, Cameron decidiu antecipar o retorno a Londres, após ser informado sobre a morte de Margaret Thatcher. A rainha Elizabeth II também reagiu à morte, dizendo-se “triste”, segundo nota do Palácio de Buckingham.

“A rainha ficou triste ao ouvir as notícias sobre a morte da baronesa Thatcher. Sua majestade irá enviar uma mensagem privada de condolências e solidariedade para com a família”, diz o texto.

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, definiu a ex-primeira-ministra como “uma grande estadista” e uma “participante circunspecta, mas empenhada” na construção europeia.

O ex-líder soviético Mikhail Gorbachev destacou que Margaret Thatcher “ficará para a história”. "Margaret Thatcher era uma grande personalidade política e uma pessoa brilhante. Ficará nas nossas memórias e na história", disse Gorbachev, de 82 anos, que informou ter encontrado com a ex-premiê “há alguns anos”.

O ex-presidente da Polônia e líder do Sindicato Solidariedade, Lech Walesa, ressaltou que a ex-primeira-dama foi uma das responsáveis pelo fim do comunismo na Europa.

"Foi uma grande personalidade que fez muitas coisas pelo mundo, que contribuiu para a queda do comunismo na Polônia e no Leste da Europa, com [o falecido presidente americano] Ronald Reagan, o papa João Paulo II e o Sindicato Solidariedade", disse Walesa.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa // Edição: Juliana Andrade