Chuva forte deixa Rio de Janeiro em estágio de atenção

02/04/2013 - 23h06

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Chove forte no município do Rio e em alguns pontos da cidade há bolsões d'água e alagamentos, como acontece na Avenida Brasil, altura de Benfica, Manguinhos e da Penha. Nos bairros da Tijuca e do Méier, na zona norte, também chove forte, assim como na Praça da Bandeira e no Maracanã. O Centro de Operações da Prefeitura informou que todo o município entrou em estágio de atenção às 20h10.

O estágio de atenção é segundo nível em uma escala de quatro, que significa possibilidade de chuva moderada e ocasionalmente forte nas próximas horas. Os demais três estágios são de vigilância (primeiro nível), de alerta (terceiro nível) e de alerta máximo (quarto nível).

Antes, as bacias de Guanabara e de Sepetiba tinham entrado em estágio de atenção às 19h40, devido à aproximação de áreas de instabilidade que se deslocaram do estado de São Paulo. Há previsão de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas.

A Bacia da Baía de Guanabara é composta pelas áreas: Centro, Santa Teresa, Flamengo, Botafogo, Laranjeiras, Grande Tijuca, Zona Norte, Ilha do Governador e subúrbios da Central e de Leopoldina. A Bacia da Baía de Sepetiba abrange as áreas: Guaratiba, Pedra de Guaratiba, Sepetiba, Paciência, Senador Vasconcelos, Santíssimo, Campo Grande, Cosmos e Santa Cruz.
 
O Sistema de Alerta de Cheias do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) indica que o Rio Quitandinha, em Petrópolis, entrou em alerta máximo, devido à chuva forte na altura da Rua Coronel Veiga, região central do município, no Bingen e no Morin.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil