Oito policiais são presos por suspeita de participar da morte de dois jovens em SP

01/04/2013 - 16h46

Camila Maciel
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - Oito policiais foram detidos neste fim de semana sob suspeita de envolvimento na morte de dois rapazes no dia 16 de março, no Brás, bairro da região central da capital paulista. De acordo com o secretário de Segurança Pública, Fernando Grella, as prisões administrativas foram determinadas depois que o órgão teve acesso, no último sábado (30), às imagens de câmeras de segurança instaladas na Rua Belisário de Souza, onde ocorreu o crime. O vídeo mostra a presença de um carro da Polícia Militar (PM) a poucos metros de onde ocorreu o crime.

"É muito cedo pra nós afirmarmos [que houve participação de policiais militares], porque nós só temos um indício de prova. É uma hipótese, uma hipótese forte e é por isso que os oito policiais foram presos administrativamente", declarou o secretário, após participar na manhã de hoje (1º) do lançamento do site que vai disponibilizar arquivos do Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (Deops).

As imagens mostram o momento em que dois homens em uma moto rendem três jovens que estão sentados na calçada. Os rapazes levantam as mãos para o alto e viram-se de costas para os atiradores. Os motociclistas descem do veículo e começam a atirar. Um dos jovens consegue fugir. Os outros dois morreram no local. As cenas também mostram que, no momento do crime, havia uma viatura da PM na esquina onde ocorreram as execuções. O mesmo carro da polícia passou minutos depois dos disparos em frente ao local onde ocorreu o crime.

Ao registrar o boletim de ocorrência, entretanto, os policiais informaram que, por volta da 1h da madrugada de sábado (16), as duas vítimas foram encontradas já mortas. O vídeo mostra o momento em que a viatura estaciona próximo aos jovens baleados e os PMs isolam a cena do crime.

Grella disse ainda que não há previsão para o período que os policiais ficarão detidos. "Pode ser alguns dias. Isso vai depender das provas e dos elementos que nós conseguirmos colher. Nós dependemos de uma série de diligências, de buscas, de apreensões, de esclarecimentos, de localização de pessoas. A determinação é que as investigações prossigam intensamente para que a gente tenha o esclarecimento desse fato o mais rápido possível", declarou.


Edição: Denise Griesinger

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil