DF: Cerca de 200 mil pessoas devem assistir à encenação da Via Sacra em Planaltina

29/03/2013 - 11h56

Karine Melo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Cerca de 200 mil pessoas são esperadas hoje (29) na maior Via Sacra do Distrito Federal, encenada há 40 anos no Morro da Capelinha, em Planaltina, a cerca de 40 quilômetros (km) de Brasília. Entre atores, figurantes e voluntários de apoio, o espetáculo terá a participação de 1,4 mil pessoas que vão percorrer 15 estações distribuídas em um percurso de 4,5 km.

"A Via Sacra de Planaltina é sem dúvida uma prova do amor de Deus para cada um de nós, só quem passa por aqui consegue entender esse mistério", diz o coordenador-geral, José Costa.

Ao todo 40 toneladas de equipamentos foram instaladas para que ninguém perca nenhum detalhe. O acesso ao local da peça vai ser liberado ao público a partir do meio-dia. Em Planaltina, a cruz carregada por Cristo pesa 25 quilos. Segundo o diretor, Luiz Augusto Rabelo, tudo foi preparado para fazer o espetáculo de maneira mais real possível e, a exemplo do que ocorre todos os anos, o momento mais aguardado – a ressurreição de Cristo – promete emocionar os fiéis com uma grande surpresa.

E não é só na Via Sacra mais tradicional do Distrito Federal que os preparativos estão a todo vapor. Este ano, a encenação em Taguatinga também promete atrair muitos fiéis na representação do martírio de Cristo, que vai misturar música e teatro. Artistas como o ator Sérgio Marone, que vai interpretar Jesus, e a cantora Elba Ramalho prometem atrair um grande público.

Além de cantar músicas como Ave Maria e a Oração de São Francisco, Elba será Verônica. "Eu acho um espetáculo lindo. A Semana Santa vem como um instante de reflexão, de aprofundamento da fé, da oração e da penitência", disse a cantora à Agência Brasil.

Em Taguatinga a encenação terá duas etapas: a primeira apresenta hoje às 19h o calvário de Jesus. No mesmo horário, no domingo (31), haverá a representação da ressurreição de Cristo.

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil