Projeto usa veículo similar ao caveirão para exibição de filmes em comunidades pacificadas do Rio

25/03/2013 - 20h31

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Alunos da Escola Estadual Tim Lopes, no Complexo do Alemão, comunidade que passa por um processo de pacificação, receberam hoje (25) o projeto Cinemão – Veículo de Ocupação Tática da Cultura. Eles assistiram a um documentário sobre o tráfico de escravos como parte das celebrações do Dia Internacional em Memória das Vítimas de Scravatura e do Comércio Transatlântico de Escravos.

O projeto é apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pelo Instituto Perereira Passos (IPP). Para a projeção dos filmes, é usado um veículo similar a um carro blindado (caveirão) do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar. Ele é equipado com um sistema de som e de projeção. Após a exibição, os alunos são motivados a escrever uma redação com suas impressões sobre o filme. O melhor texto é publicado em redes sociais do projeto e do Centro de Informações das Nações Unidas (Unic).

De acordo com os organizadores, a iniciativa busca fazer do veículo usado pelo projeto uma “antítese da máquina de guerra do estado”, representada pelo caveirão. “Pergunte ao morador da comunidade que tipo de carro preto ele quer na rua. Acreditamos que nossas armas são infinitamente mais poderosas. Nós apontamos para a sociedade outro modelo de ocupação territorial de espaços marcados pela violencia. É preciso mudar os paradigmas, e essa é a nossa função nas comunidades. O cinemão é uma politica pública necessária no processo de pacificação”. disse o diretor e idealizador do projeto, Cid César Augusto.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil