Aline Leal
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Os ônibus que circulam entre as 5h e as 0h voltaram a circular normalmente hoje (21) em Florianópolis. Desde o dia 1° de fevereiro, a prefeitura da capital catarinense executa planos de emergência com a redução de ônibus circulando devido à onda de violência que teve início dia 30 de janeiro e que tem como um dos principais alvos o transporte público.
Caso as empresas não normalizem as linhas, a prefeitura informou que vai fazer valer as penalidades previstas nos contratos de serviço de transporte público, que vão de advertência, multa e até a cassação das concessões
De acordo com Vinícius Cofferi, diretor de transportes da prefeitura, apenas os “madrugadões”, que são os ônibus que circulam da meia-noite até as 5h, continuam suspensos. “Eles devem voltar a partir de segunda-feira”.
Segundo o major João Carlos Neves, da Comunicação Social da Polícia Militar (PM) catarinense, as escoltas vão permanecer nas linhas com maior probabilidade de ataques. “Linhas noturnas e as que já sofreram ataques estão entre as que continuam com escolta policial”. A PM vai continuar fazendo blitze e rondas pela capital.
Dionísio Línder, secretário de comunicação do Sindicato dos Profissionais de Ônibus de Santa Catarina, é a favor da ação. “Ninguém se sente seguro, mas com a redução dos ônibus é a população quem paga”, disse. Até ontem (20), as linhas de ônibus estavam circulando das 6h às 23h, e, a partir das 20h, o número de linhas reduzia de 173 para 29.
Edição: Fábio Massalli
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.