Brasil e Rússia assinam protocolo sobre medidas fitossanitárias para grãos

21/02/2013 - 20h50

Mariana Branco
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Brasil e a Rússia assinaram hoje (21) protocolo sobre medidas fitossanitárias para produtos de origem vegetal, destinado a facilitar principalmente o comércio da soja entre os dois países. O acordo foi firmado pelo secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ênio Marques, e pelo diretor do Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária da Rússia, Serguei Dankvert.

Segundo o Mapa, o protocolo assinado hoje estabelece medidas que facilitam a emissão de certificados fitossanitários de grãos seguindo a Norma Internacional de Movimentação de Produtos Vegetais. A Rússia tem interesse na importação do farelo de soja brasileiro para alimentação de seu rebanho bovino. Na segunda (18) e terça-feira (19), autoridades do setor agropecuário brasileiro se reuniram com autoridades russas para  formatar acordos sobre o assunto e sobre a exportação do trigo russo para o Brasil.

O documento relativo ao trigo foi assinado ontem (20), mas o acordo sobre o farelo de soja não foi formalizado. Em entrevista à Agência Brasil, o ministro da Agricultura da Rússia, Nikolay Fedorov, adiantou que o diretor de Vigilância Fitossanitária, Serguei Dankvert, prolongaria sua estada no Brasil para finalizar a questão da soja .

Além de autoridades do Ministério da Agricultura e da delegação russa, estiveram na reunião representantes da Associação Brasileira de Frigorifícos (Abrafrigos) e seus associados.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.