Missão humanitária deve atuar na libertação de reféns mantidos em poder das Farc

14/02/2013 - 13h40

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil


Brasília – A comissão humanitária, formada por integrantes do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e do grupo Colombianos pela Paz (CCP), está em Cali, no Sudoeste da Colômbia, para colaborar com o resgate dos três reféns – um militar e dois policiais – em poder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). A missão tem sete pessoas, entre elas, a ex-senadora Piedad Córdoba e o defensor público Javier Cuadros.

A missão vai atuar na libertação dos policiais Victor Alfonso Gonzalez, 26 anos, e Cristian Camilo, 21, e o soldado Josué Alvarez Meneses, 19 anos. A previsão, segundo os mediadores, é que o processo de libertação ocorra por etapas e seja encerrado no sábado (16).

Os sequestros geraram tensão no diálogo de paz mantido pelas Farc e a Colômbia em Havana, capital cubana. O vice-ministro da Defesa da Colômbia, Jorge Enrique Bedoya, disse que os três militares serão libertados em locais diferentes e dias distintos.

O governo do presidente colombiano, Juan Manuel Santos, e o comando das Farc negociam um acordo de paz que pode ser concluído em dezembro. Os governos de Cuba, do Chile, da Venezuela e da Noruega fazem a mediação das negociações.

 


*Com informações da emissora multiestatal de televisão, Telesur      //      Edição: Lílian Beraldo

 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil