Entrega de reféns pelas Farc é adiada

14/02/2013 - 20h52

Leandra Felipe
Correspondente da EBC

Bogotá - Cinco horas depois do início da missão humanitária para resgatar os policiais Cristian Camilo Yate e Victor Riascos, o Comitê da Cruz Vermelha Internacional (CICV) recebeu um comunicado das Forças Revolucionárias da Colômbia (Farc) adiando a entrega dos reféns. De acordo com a delegada do CICV, Angela Bertinni, que atua na região do Vale de Cauca, Sudoeste do país, foram os mensageiros da guerrilha que informaram à missão, que se deslocava para o local combinado, sobre o adiamento.

A missão é composta por representantes do CICV e da organização não governamental (ONG), Colombianos e Colombianas pela Paz.
O porta voz do CICR em Bogotá, Jordi Raich, disse que muitos jornalistas acompanhavam a missão. “A missão foi seguida por uma nuvem de periodistas”, disse. Ele ressaltou que respeita o direito à informação, mas que a “atenção midiática” impediu a liberação dos dois policiais em Cauca.

Os mensageiros das Farc encontraram a comitiva a 200 metros das coordenadas iniciais para a liberação. Segundo Bertinni, não houve contato entre a missão humanitária e os reféns.

Os integrantes da missão regressaram a Cali, capital do Vale de Cauca de onde esperarão uma nova data e novas coordenadas. 
O Brasil participou de libertações de prisioneiros anteriores, enviando helicópteros e pilotos do Exército brasileiro. Desta vez, o governo colombiano optou pela não participação de outro país.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil