Dia de San Valentín leva Colômbia a aumentar exportações de flores

14/02/2013 - 6h14

Leandra Felipe
Correspondente da EBC

Bogotá - Nesta época do ano, as exportações de flores da Colômbia, o segundo maior produtor do mundo, aumentam por causa do Dia de San Valentín, comemorado nesta quinta-feira (14). Na data é celebrado o Dia dos Namorados em países da Europa, nos Estados Unidos, Canadá, na Austrália e no Japão. De janeiro até agora, o país exportou mais de 500 milhões de flores.

Os dados são da Associação Colombiana dos Exportadores de Flores (Asocolflores). O acumulado de vendas até o Dia dos Namorados representa 12% do total anual.

Anualmente, o país exporta 95% de sua produção. Em 2012, as vendas foram superiores a U$ 1,18 bilhão, de acordo com a Proexport, a Agência de Promoção, Turismo e Exportações.

Com o aumento das exportações, cresce o número de vagas no mercado de trabalho. Neste início de ano, foram gerados 10 mil novos empregos temporais nos 48 municípios do país dedicados à plantação de flores. Ao todo, o setor emprega 125 mil pessoas de forma permanente.

Os principais compradores são os Estados Unidos, que em 2012 importaram 76,6% da produção, seguidos pela Rússia (5,4%), o Japão (3,7%), Reino Unido (3,4%) e Canadá (2,8%).

Atrás da Holanda, a Colômbia mantém-se como grande produtor por causa da fertilidade de sua terra e de fatores climáticos. O país tem a maior variedade de flores exóticas do mundo, com cerca de 1.500 espécies.

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil