Cabeleireira diz que atualização é fundamental para atender melhor as clientes

14/02/2013 - 7h16

Akemi Nitahara
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Há 50 anos na profissão, a cabeleireira Adelma Maria Gomes Valentim, proprietária de um salão em Laranjeiras, na zona sul, diz que para se manter atualizada participa de eventos organizados por empresas e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

“Em todo lançamento, eles fazem uma programação e mandam pra gente participar. Ligam, entram em contato e a gente participa dos eventos. E a televisão também está sempre mostrando muita novidade, o que está sendo atualizado em termos de produtos e tendências”.

Adelma lembra que, na época em que começou a trabalhar, fez cursos particulares, pois não existiam escolas profissionalizantes como o Senac. Segundo ela, as técnicas mudaram muito, por isso é fundamental que o profissional se atualize. “Na época em que eu aprendi não existia escova, todo mundo enrolava o cabelo, usava bobs, penteado preso. Agora é tudo muito mais fácil”.

O salão de Adelma é registrado como microempresa, tem seis funcionários e clientes fiéis. Uma delas é a aposentada Maria da Conceição Turini, cliente há 25 anos. “Ela sempre traz as novidades, eu digo as minhas necessidades, se algum produto arde, e ela vai atrás do produto correto para o meu cabelo”.

Aos 71 anos, Maria da Conceição lembra que as necessidades mudam de acordo com a idade. “Depois de certa idade, o cabelo fica mais frágil, a gente fica com menos fios, tem que ter cuidado com produto por causa de alergia, essas coisas todas para fortificar mais o cabelo, para não desbotar tanto com o sol”.

Edição: Tereza Barbosa

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.