Conselho de veterinários estabelece novas regras para funcionamento de clínicas de animais

11/02/2013 - 17h13

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Clínicas e hospitais veterinários têm 180 dias para se ajustarem às novas exigências do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), que publicou resolução no final de janeiro no Diário Oficial da União sobre o assunto.

De acordo com o conselheiro da CFMV Marcelo Roza, a resolução estabelece novas exigências como equipamentos mais modernos e adequados à legislação sanitária nacional. Além disso, proíbe a realização de procedimentos anestésicos e cirúrgicos em consultórios veterinários.

No caso de clínicas e hospitais veterinários, a resolução exige que as clínicas passem a utilizar equipamentos mais modernos e seguros para garantir qualidade nos procedimentos cirúrgicos dos animais.

Outra novidade é a questão do transporte de animais: a resolução estabelece que agora devem ser utilizados dois tipos de veículos para o transporte de animais, uma unidade móvel de remoção e uma ambulância para os casos mais graves e urgentes. No caso das ambulâncias, elas devem ser montadas com equipamentos de emergência e devem sempre ser acompanhadas por um médico veterinário.

“As novas exigências do conselho visam garantir mais segurança e bem estar para os animais e para os profissionais da área veterinária”, disse Marcelo Roza. Segundo ele, a fiscalização sobre a adoção das novas medidas ficará a cargo dos conselhos regionais de medicina veterinária.

Edição: José Romildo

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil