Ministros da Tunísia pedem demissão em protesto

10/02/2013 - 12h59

Da Lusa

 

Brasília - Três ministros e dois secretários de Estado ligados ao partido Congresso pela República (CPR) apresentaram o pedido de demissão ao primeiro-ministro da Tunísia, Hamadi Jebali. Segundo o advogado Samir Ben Amor, um dos conselheiros do presidente da Tunísia, Moncef Marzuki, o pedido foi entregue ao primeiro-ministro, na noite de ontem (9), depois de uma longa reunião entre autoridades do governo.

O CPR, um dos três partidos que formam o Executivo com os sociais-democratas do Atakatol e do partido islamita Ennahad, tem o comando dos ministérios do Emprego e Formação Profissional, do Patrimônio e dos Assuntos da Mulher e Família, assim como duas secretarias de Estado da Tunísia.

O conselheiro presidencial avaliou que o pedido de demissão “é uma forma direta de assinalar o desacordo total com o plano do chefe do Executivo de formar um novo governo de tecnocratas e apolíticos”. O primeiro-ministro disse, ontem (9), que se não conseguir formar esse governo até a próxima semana, irá renunciar ao cargo.

A Tunísia tem enfrentado uma série de manifestações e protestos desde a morte de um líder opositor de esquerda, Chokri Belaid, assassinado a tiros na última quarta-feira (6), em Túnis, capital da Tunísia. Uma greve geral foi realizada na sexta-feira (8) reunindo milhares de pessoas em Túnis.