Ex-presidente da Colômbia elogia papel de Chávez nas negociações entre governo e Farc

07/02/2013 - 23h46

Leandra Felipe *
Correspondente EBC

Bogotá - O ex-presidente da Colômbia, Ernesto Samper (1994-1998), elogiou hoje (7) o papel do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, nas conversações de paz entre  o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

“O povo colombiano tem motivos para agradecer ao presidente Chávez por seu trabalho nos resgates de prisioneiros [das Farc] e nos esforços pela paz na Colômbia”, disse durante entrevista à agência de notícias EFE, na República Dominicana, país onde participa de uma conferência sobre segurança. Samper destacou a capacidade de persuasão de Chávez sobre os dirigentes da guerrilha, para que eles se sentassem para dialogar com o governo colombiano.

O ex-presidente também elogiou ao atual presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos. Segundo Samper, Santos “demonstrou que é melhor ter boas relações com os vizinhos e que as diferenças podem ser resolvidas de forma amigável”.

Samper disse que graças a Santos “na Colômbia agora se vive um ar diferente” porque o país recuperou as boas relações com seus vizinhos e se esforçou para tornar possível a negociação de paz.

Por outro lado, Samper acusou o ex-presidente Álvaro Uribe (2002-2010) pela forma com que ele manteve relações com a Venezuela durante sua gestão. “Uribe deixou a Colômbia à beira de uma guerra”, disse.

Samper e Uribe têm tido posturas diferentes em relação ao governo Santos. Uribe, que ajudou a eleger Santos, tornou-se um dos principais adversários políticos do atual presidente por discordar da tentativa de um acordo de paz. Samper, por sua vez, tem apoiado o processo e o atual governo desde o início das negociações pelo fim do conflito armado.

* Com informações da Telesur

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil