Candidatos à presidência da Câmara tem até hoje para fazer registro

03/02/2013 - 10h48

Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O deputados que desejarem disputar as eleições para a presidência da Câmara terão que apresentar à Secretaria-Geral da Mesa a solicitação de registro até as 22h de hoje (3). O pleito de amanhã (4) terá candidatos para todos os cargos da Mesa Diretora. Até então, o prazo terminaria às 19h de sexta-feira (1º), mas foi alterado pelo presidente da Casa, deputado Marco Maia (PT-RS), a pedido dos partidos que ainda não definiram suas indicações.

Os deputados Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), Júlio Delgado (PSB-MG), Rose de Freitas (PMDB-ES) e Chico Alencar (PSOL-RJ) já lançaram suas candidaturas. Mesmo com o registro, nada impede que durante a sessão que vai eleger a Mesa Diretora um deputado apresente oralmente sua candidatura.

Na Câmara, o processo eleitoral é diferente do que ocorre no Senado onde há apenas uma votação. Caso um deputado não obtenha 257 dos 513 votos, será feita nova eleição que terá como candidatos os dois mais votados.

Para dar mais celeridade à apuração, serão usadas urnas eletrônicas no processo que vai escolher o nome que comandará a Casa no biênio 2013 e 2014. Antes de votar, porém, o deputado precisa digitar um código personalizado e confirmar a identidade em impressão digital (biometria).

Caso seja eleito em primeiro turno, o novo presidente é empossado imediatamente e, em seguida, serão contabilizados os votos para os demais cargos. O posto de presidente da Câmara é o terceiro na escala sucessória. Na ausência do presidente da República e do vice é ele quem assume o comando do país.

Edição: Talita Cavalcante

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.