Internações de politraumatizados na região metropolitana de SP triplicam em dez anos

13/01/2013 - 16h40

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O número de internações de vítimas de politraumas triplicou na região metropolitana de São Paulo nos últimos dez anos. Um levantamento feito pela Secretaria Estadual de Saúde mostrou que o número de internações na região (incluindo a capital) passou de 2.489 em 2002 para 8.274 em 2011 (último ano de balanço consolidado). Só entre janeiro e setembro do ano passado, 10.458 internações de politraumatizados foram registradas no estado.

Esse tipo de internação cresceu 124% em todo o estado, chegando a 14.124 internações em 2011, o que dá uma média de 39 casos por dia. Em 2002, foram 6.342 internações.

O politraumatismo é uma combinação de duas ou mais lesões que coloquem em risco a vida do paciente. A maior parte dos casos desse tipo é resultado dos acidentes envolvendo motos, disse a médica Magali Proença, diretora técnica do Conjunto Hospitalar do Mandaqui, na zona norte de São Paulo, referência em politraumas.

“Tem sido crescente a entrada, em nosso Pronto-Socorro, de vítimas de politraumas em decorrência de acidentes automobilísticos, a maioria de motocicletas”, disse ela, em entrevista à Agência Brasil. Segundo Magali, muitos desses acidentes são provocados por pessoas alcoolizadas, por imprudência e estresse no trânsito.

“Estes casos (com motociclistas) são os mais graves porque estão mais desprotegidos. Eles podem até correr o risco de ficar com sequelas”, disse a médica, ressaltando que a maior parte dos motociclistas internados nessas condições é jovem.

Segundo a secretaria, os custos do estado com esse tipo de internação também cresceram, passando de R$ 8,3 milhões em 2002 para R$ 27,7 milhões em 2011.

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.