Balsas com fogos de artifício seguem nesta segunda para Copacabana

30/12/2012 - 20h05

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - As 11 balsas com 24 toneladas de fogos de artifício para a festa da virada de ano na Praia de Copacabana partem às 5h desta segunda-feira (31), das proximidades da Ilha do Governador, para o local do espetáculo. Mais de 2 milhões de pessoas são esperadas na festa.
Também haverá queima de fogos nas praias do Flamengo e de Icaraí, em Niterói.

Este ano, o show pirotécnico levará pouco mais de 16 minutos e envolverá 2.330 bombas em cada uma das 11 balsas. Elas deverão chegar a Copacabana às 8h e ficarão ancoradas a uma distância média de 500 metros da praia, em uma sistema de poitas (âncoras), posicionado desde o último sábado (29). Nenhuma embarcação ou pessoa poderá se aproximar a menos de 500 metros das balsas.

Os barcos de turismo náutico e de esporte e recreio, e os navios de cruzeiro também serão controlados pela capitania. Os navios de cruzeiro já são inspecionados durante toda a temporada quanto aos requisitos de segurança. Amanhã, a Marinha montará esquema especial de inspeção antecipada nos barcos de turismo náutico e de esporte e recreio antes que eles deixem seus clubes e marinas, de forma a evitar a presença de embarcações na orla que não cumpram todos os requisitos de segurança.

Os principais pontos a serem verificados são o excesso de lotação, a falta de habilitação do condutor e a falta de material de salvamento (coletes, bóias etc.). Durante o evento, as equipes de inspeção naval também poderão utilizar etilômetros (bafômetros) para verificar o consumo de álcool entre condutores.

O 1º Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros patrulhará a área entre as balsas e a praia, a fim de evitar que pessoas cheguem às proximidades dos dispositivos. Os rebocadores utilizados para posicionar as balsas permanecerão na área para serem utilizados em caso de necessidade e metade deles é equipada com equipamentos de combate a incêndio.

A Capitania dos Portos vai utilizar um helicóptero, um navio patrulha, cerca de 20 embarcações de menor porte e um contingente de 110 militares para atuar na fiscalização da festa de réveillon nas praias de Copacabana e do Flamengo, na zona sul, e em Icaraí, na região oceânica de Niterói.

Os preparativos para a festa foram iniciados no dia 3 de dezembro e o planejamento da parte marítima do espetáculo envolve, além da capitania, o Corpo de Bombeiros, as prefeituras do Rio, de Niterói, além das empresas de turismo Riotur e Neltur, de Niterói.

Apesar do calor de quase 40 graus Celsius, milhares de turistas visitaram hoje os principais pontos da cidade e as praias da zona sul. A ocupação da rede hoteleira é de cerca de 85%, mas em Copacabana, local da festa principal,  há hotéis com 100% de ocupação.  

O show pirotécnico será dividido seis partes, intercaladas com fogos nas cores do arco-íris. Quatro palcos foram montados ao longo dos quatro quilômetros da orla de Copacabana e, a partir das 18h, disc jockeys (DJs) estarão dividindo os espaços com artistas como a cantora baiana Cláudia Leitte, o sambista Diogo Nogueira, o grupo Sorriso Maroto, Baby do Brasil e as baterias das escolas de Samba Unidos da Tijuca, Salgueiro e Vila Isabel.

Edição: Graça Adjuto