Ministro de Minas e Energia é o representante de Chávez na Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul

07/12/2012 - 9h47

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil


Brasília - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, enviou como representante na Cúpula dos Chefes de Estado do Mercosul o ministro de Minas e Energia e presidente da PDVSA (Petróleos de Venezuela S.A.), Rafael Ramírez. Até ontem à noite, a expectativa era que o vice-presidente e ministro de Relações Exteriores, Nicolás Maduro, participasse das reuniões. Ramírez é o terceiro homem na hierarquia política Venezuela, depois do Chávez e Maduro.

O presidente venezuelano passou os últimos dias em Havana, capital de Cuba, fazendo tratamento de combate ao câncer, mas retornou hoje (7) a Caracas.

A presença de Chávez era aguardada pelas autoridades porque a cúpula em Brasília é a primeira reunião de chefes de Estado do Mercosul desde que a Venezuela teve seu ingresso no bloco oficializado, em julho.

Confirmaram presença na cúpula, além da presidenta Dilma Rousseff, os presidentes Cristina Kirchner, da Argentina; José Pepe Mujica, do Uruguai; Rafael Correa, do Equador; Evo Morales, da Bolívia; Donald Ramotar, da Guiana e Desi Bouterse, do Suriname.
 


*Colaborou Danilo Macedo   //   Edição: Lílian Beraldo