Pesquisa mostra que comerciantes fluminenses pretendem contratar menos temporários este ano

12/11/2012 - 18h16

Agência Brasil

Rio de Janeiro – Os comerciantes fluminenses deverão contratar menos trabalhadores temporários para o Natal, Ano-Novo e a alta temporada do verão em relação ao período passado, quando o percentual foi 33%. De acordo com pesquisa divulgada hoje pela Federação do Comércio do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), a expectativa de contratação é 29,7%.

A federação estima que serão contratados, de forma temporária, cerca de 85,8 mil trabalhadores para atender ao aumento da demanda no período. No ano passado, a estimativa apontava para a geração de 96,9 mil vagas temporárias.

Segundo o economista da Fecomércio-RJ, Christian Travassos, a diminuição no número de contratações ocorre porque os estabelecimentos já estão com um número elevado de trabalhadores.

"É um cenário econômico bastante aquecido, com muitos profissionais. Assim fica mais difícil agregar ao mercado novas vagas. O varejo, por exemplo, vem se destacando entre os setores com desempenho diferenciado, aumentando a concorrência e exigindo uma qualificação melhor do funcionário, que vai atender a um consumidor cada vez mais exigente", disse.

Ainda de acordo com Travassos, em média, cada estabelecimento deve contratar cinco funcionários temporários. A possibilidade de efetivação aumentou de 80% para 83,2% em relação ao ano passado.

"Existe um movimento maior de contratações permanentes e um foco em treinamento para que o profissional não passe apenas pela empresa, mas que ele possa fazer parte do quadro efetivo no futuro, Nesse contexto, os que forem contratados temporariamente têm mais chances de ser efetivados”, explicou.

Mais de 64% dos comerciantes começaram a contratar funcionários temporários este mês e 31,7% pretendem contratar em dezembro. Quanto ao período em que pretendem manter os temporários, 42,1% dos comerciantes informaram que ficarão com eles até janeiro de 2013 e 40,9% até o fim de dezembro.

A pesquisa da Fecomércio-RJ foi feita entre os dias 1º e 11 de outubro com 2.167 estabelecimentos de 26 segmentos comerciais do estado do Rio.

 

Edição: Aécio Amado