BC define novos critérios para venda de carteiras de crédito

08/11/2012 - 11h09

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Banco Central (BC) divulgou hoje (8) circular com novos critérios sobre a venda de carteiras de crédito de um banco para outra instituição financeira. Uma das mudanças diz respeito à dedução do depósito compulsório (recurso que as instituições são obrigadas a deixar depositadas no BC) a prazo, para os bancos que comprarem a carteira de crédito. O Banco Central aumentou o valor do patrimônio de referência dos bancos que vendem a carteira de crédito de R$ 2,2 bilhões para R$ 3,5 bilhões. Se a instituição financeira vendedora tiver esse patrimônio, o banco comprador pode ter desconto no recolhimento compulsório a prazo. Segundo o BC, a medida tem como objetivo apenas atualizar o valor do patrimônio, que era o mesmo há dois anos.

O Banco Central manteve a exigência de que 20% dos ativos dos bancos vendedores sejam de operações de crédito, mas mudou a regra do passivo. Além dos 20% do passivo de depósitos a prazo definidos anteriormente, foram incluídas as letras financeiras. De acordo com o BC, a ideia da nova regra é estimular a captação de recursos pelas instituições financeiras com prazo mais longo.

O BC adotou medidas de estímulo a vendas de carteira de créditos de pequenas e médias instituições a grandes bancos, a partir da crise financeira internacional, em 2008.

Edição: Juliana Andrade