Sob protestos, Parlamento da Grécia discute plano de austeridade

07/11/2012 - 7h37

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Sob uma onda de greve envolvendo várias categorias, o Parlamento da Grécia discute hoje (7) o plano de austeridade, que é criticado pelas entidades sindicais. Pelo plano do governo do primeiro-ministro Andonis Samaras, devem ser impostos cortes de salários e de benefícios sociais.

O pacote de medidas de austeridade é exigido pela União Europeia e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) em troca de empréstimos ao governo grego. A Grécia é um dos países que mais sofrem os efeitos da crise econômica internacional.

Há dois dias, entidades sindicais ligadas aos setores da indústria, dos bancos, da administração pública, de escolas, dos hospitais e centros de saúde, além de transportes terrestres e marítimos, decretaram paralisações. Os advogados anunciaram que o protesto deles terminará somente na sexta-feira (9).

Hoje, ao longo do dia, deverão ocorrer várias manifestações. Funcionários públicos e taxistas informaram que farão protestos. Na tentativa de conter eventuais confrontos, o policiamento foi reforçado nas principais áreas de Atenas e quatro estações do metrô foram fechadas.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Graça Adjuto