Sol deve voltar a aparecer a partir de amanhã na Região Sul, prevê Inmet

05/11/2012 - 12h30


Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Pode voltar a chover hoje (5) na Região Sul do país, principalmente no Paraná e no leste de Santa Catarina, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A partir de amanhã (6), o sol aparece e o tempo deve permanecer seco até a próxima quarta-feira (7) na região.

Na noite de ontem (4), a queda de granizo e de centenas de árvores, segundo a assessoria de imprensa da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no estado, provocou a interdição de 10 quilômetros da Rodovia BR-470, entre os municípios catarinenses de Rodeio e Indaial, por aproximadamente duas horas.

De acordo com a PRF, o tráfego foi interrompido às 19h30 e retomado em sistema pare e siga às 21h30, prejudicando a volta do feriadão. Filas de até 15 quilômetros se formaram nos dois sentidos da via. As equipes da corporação só concluíram os trabalhos de remoção dos galhos por volta da 1h30 de hoje (5), quando o trânsito foi totalmente liberado.

A Defesa Civil de Santa Catarina informou que pelo menos cinco municípios foram atingidos pela chuva e por ventos fortes na noite de domingo: Rio do Cedro, Timbó, Indaial, Benedito Novo e Jaraguá do Sul. Nesse último, segundo levantamento preliminar da Defesa Civil municipal, 50 casas foram danificadas, principalmente com destelhamentos e abalos estruturais.

O fiscal ambiental do órgão Jackson Grigrimm informou que também houve queda de árvores e de postes e que algumas áreas do município tiveram o fornecimento de energia interrompido.

“Nas regiões mais atingidas, não há estação para sabermos exatamente a que velocidade os ventos chegaram, mas, pelos estragos e com uma estimativa bem realista, para evitar exageros, devem ter sido pelo menos de 80 quilômetros por hora”, disse.

Os bairros mais prejudicados são Nereu Ramos, Ribeirão Cavalo e Braço do Ribeirão Cavalo, na região oeste da cidade. Não há registro de vítimas nem de desabrigados.

Ainda segundo a previsão do Inmet, na Região Sudeste pode chover nos próximos dias no norte de Minas Gerais e no Espírito Santo. No Rio de Janeiro e em São Paulo, os dias devem ser ensolarados.

Na Região Nordeste, que sofre com a estiagem prolongada, há previsão de chuvas isoladas no leste e no sul da Bahia, no sul do Piauí e do Maranhão e no oeste de Pernambuco.

“Na maior parte da região, no entanto, não chove. Só em fevereiro é que deve começar a chover de verdade por lá”, disse Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet.

Segundo ele, no Norte o tempo fica instável com possibilidade de chuvas no Amazonas, em Rondônia, no Tocantins e no sul do Pará. No Centro-Oeste, também há previsão de chuvas e trovoadas em grande parte de Mato Grosso, em Goiás e no Distrito Federal, além de áreas isoladas de Mato Grosso do Sul.

“A previsão é explicada pela umidade que desce da Região Norte e passa pela Região Centro-Oeste, aquece [a atmosfera] e evapora, formando nuvens e provocando chuvas que devem continuar nos próximos dias”, explicou.

Edição: Juliana Andrade