Temporal deixa mais de 10 mil imóveis sem luz em Santa Catarina

23/10/2012 - 17h33

Alex Rodrigues
Repórter Agência Brasil

Brasília - Ao menos 10.650 residências e estabelecimentos comerciais de Santa Catarina permaneciam sem luz até as 15 horas de hoje (23) devido à chuva e aos ventos fortes que atingiram parte da Região Sul do país na noite desta segunda-feira (22). Em localidades de difícil acesso há casos em que a falta de energia já dura 20 horas.

Segundo a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), a região mais afetada pela interrupção no fornecimento de energia foi a grande Florianópolis, que, além da capital, abrange outras 16 cidades. A estimativa da companhia é que cerca de 40 mil pessoas tenham sido prejudicadas em todo o estado.

Além de provocar descargas atmosféricas, ventanias, chuva forte e queda de granizo em alguns locais, o mau tempo também derrubou postes e causou a queda de galhos e de árvores sobre fios da rede elétrica. A Defesa Civil estadual ainda está recebendo dos municípios afetados as primeiras informações sobre estragos, mas já adiantou que as duas cidades mais prejudicadas foram Matos Cota, onde 150 casas foram destelhadas pela chuva de granizo, e Ilhota, para onde já foram enviados rolos de lona que servirão para minimizar o problema temporariamente.

Em função dos estragos, a prefeitura de Ilhota decretou situação de emergência. Cerca de 50 casas, creches e escolas foram destelhadas pelo granizo. Segundo a Defesa Civil municipal, ontem os moradores começaram a receber lonas para proteger suas casas.

De acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), o deslocamento da frente fria gerou ventos que, em Morro da Igreja, no município de Urubici,  ultrapassaram 122 quilômetros por hora (km/h). Em São Joaquim, os ventos atingiram 102 km/h.

Ainda de acordo com o Ciram, embora o tempo já esteja melhorando na maior parte do estado, em  algumas regiões a temperatura pode cair a 5 graus Celsius (ºC) durante a madrugada desta quarta-feira (24), voltando a esquentar gradualmente ao longo do dia.

Edição: Fábio Massalli