Disputa no Guarujá é entre PMDB e PDT

22/10/2012 - 21h07

Fernanda Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Mais de 219 mil eleitores estão aptos para votar no segundo turno das eleições municipais no Guarujá, município da Baixada Santista que tem como base econômica o turismo. A disputa é entre a atual prefeita, Maria Antonieta de Brito, do PMDB, que ficou com 84.997 votos (49,65% do total) no primeiro turno, e Farid Madi, do PDT, que obteve 60.499 votos (35,34%).

Química e professora, Maria Antonieta foi a primeira mulher a chefiar o Executivo guarujaense. Ela iniciou a  carreira política em 200,1 como vereadora. Posteriormente, foi eleita deputada estadual e prefeita, em 2008.

Seu adversário no segundo turno, Farid Said Madi, nasceu em Dourados, Mato Grosso do Sul, em 1964. Atual coordenador do PDT no litoral paulista, Madi foi administrador regional de Vicente de Carvalho, distrito do Guarujá. Candidatou-se à prefeitura do município em 2004 e foi eleito em segundo turno.

O futuro prefeito administrará uma das 15 estâncias balneárias paulistas, recebendo recursos do estado para a promoção do turismo regional. Guarujá tem 27 praias. Uma delas, a Praia do Tombo, tem o selo Bandeira Azul, que comprova internacionalmente a sua qualidade. Mirantes, ilhas, fortes, fortalezas e pavilhões completam a paisagem local.

Do total do Produto Interno Bruto (PIB) da cidade, que somou R$ 3,4 bilhões em 2009, 73,5% foram provenientes do setor de comércio e serviços (R$ 2,5 bilhões), beneficiado pela exploração turística.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade, medido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), é 0,78, considerado médio.

Edição: Nádia Franco