Eleitor venezuelano leva horas para conseguir votar

07/10/2012 - 15h02

Carina Dourado
Enviada Especial da EBC

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Caracas (Venezuela) e Brasília – Os eleitores na Venezuela aguardam hoje (7) horas para conseguir votar em um candidato à Presidência da República. As dificuldades envolvem a organização nas zonas eleitorais, mesários e a estrutura montada para as votações. Eleitores conversaram com a EBC e informaram que chegaram a esperar seis horas entre a fila e o momento exato de votação. Mesmo com o sistema eletrônico, falhas humanas geram atrasos.

“O processo de votação em si é rápido. Se você sabe em quem votar, leva uns seis minutos, no máximo. [Mas] cheguei aqui [à zona eleitoral] por volta das 6h e estou saindo agora [por volta das 9h]”, disse à EBC a estudante Deise Perpétuo.

As eleições na Venezuela estão polarizadas entre o atual presidente Hugo Chávez, que está há 14 anos no poder, e o opositor Henrique Capriles, que uniu 14 partidos políticos na sua base eleitoral. As pesquisas de intenções de voto mostram empate técnico, mas com ligeira vantagem para Chávez.

O estudante Horário Tavares acrescentou que se surpreendeu ao votar hoje, pois esperava mais propaganda política do que encontrou no caminho de casa até a zona eleitoral. “Eu imaginava que encontraria mais pessoas [com material de campanha], mas não houve inconvenientes”, disse.

Na Venezuela, o voto não é obrigatório. Há mais de 18,8 milhões de eleitores cadastrados para as eleições deste domingo, mas a previsão das autoridades é que cerca de 14 milhões compareçam às urnas ao longo do dia. As pesquisas de intenção de voto mostram que há um elevado número de indecisos nestas eleições.

Porém, o arquiteto Antonio Morales rebate as indicações das pesquisas de intenções de voto. Segundo o arquiteto, os venezuelanos gostam de votar, mas não revelam isso por medo de perder o emprego e de retaliações por parte das autoridades. “As pessoas têm medo de perseguição”, disse em entrevista à EBC.

Edição: Juliana Andrade