Anvisa apreende em São Paulo frascos de fitoterápico sem registro que promete tirar dores de coluna

21/09/2012 - 17h36

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que 19 frascos do produto Harp 100 foram apreendidos na cidade de Votuporanga (SP). Suspenso desde dezembro de 2009 por não ter registro, o Harp 100, segundo a agência, tem sido comercializado sob a alegação de ser um medicamento fitoterápico.

De acordo com a Anvisa, o comércio do produto é feito pela internet, por pessoas que se dizem representantes e que abordam os usuários individualmente. O órgão alertou que a propaganda do Harp 100 informa que ele é indicado para dores crônicas de coluna e para doenças como artrite, artrose e reumatismo.

Segundo a agência, a polícia de Votuporanga investiga um caso de morte suspeita, uma vez que a vítima fazia uso do produto. O pai da vítima também foi internado com os mesmos sintomas após fazer uso do Harp 100.

Ainda de acordo com a Anvisa, o Conselho Regional de Farmácia de São Paulo formalizou uma denúncia contra o medicamento sem registro. Há suspeita de que ele contenha corticoide, além de outros anti-inflamatórios.

Edição: Lana Cristina