OEA apoia Equador por unanimidade no caso Assange

25/08/2012 - 0h12

Da BBC Brasil


Brasília - Os países-membros da Organização dos Estados Americanos (OEA) chegaram a um acordo "aceitável para a maioria de seus representantes" no qual mostram "solidariedade e apoio" ao Equador em sua disputa com a Grã-Bretanha sobre o destino de Julian Assange.

O Canadá foi a única nação que apresentou objeções à resolução. Os Estados Unidos disseram que a declaração poderia seguir adiante, segundo a BBC Mundo.

Um texto comum foi negociado e aprovado após as nações concordarem em não usar a palavra "ameaça".

Diplomatas equatorianos haviam declarado anteriormente que o governo britânico tinha ameaçado invadir a embaixada do país em Londres para prender Assange. O Equador concedeu asilo diplomático ao australiano.

A Grã-Bretanha quer deter o fundador do WikiLeaks para cumprir um acordo de extradição firmado com a Suécia, onde Assange é acusado de crimes sexuais.

O observador britânico na OEA, Philip Barton, negou que seu governo tenha ameaçado invadir a embaixada. "Em nenhum momento o Reino Unido fez nenhuma ameaça à Embaixada do Equador", disse. O diplomata também defendeu o diálogo bilateral para resolver o impasse.