Programa Rio Rural entrega equipamentos para cooperativas da região serrana do Rio

22/08/2012 - 19h48

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O Programa Rio Rural, da Secretaria Estadual de Agricultura, entregou hoje (22) 44 minipatrulhas mecanizadas que vão beneficiar cerca de 5 mil produtores de 32 associações e cooperativas da região serrana fluminense com a finalidade de melhorar a produção agrícola após a tragédia das chuvas de janeiro de 2011.

Foram cedidos ainda 44 tratores agrícolas, 44 microtratores e 358 implementos agrícolas como carretas, arados, distribuidores de calcário, entre outros. O projeto vai beneficiar os produtores dos municípios de Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis, Bom Jardim, São José do Vale do Rio Preto e Sumidouro.

O programa tem recursos de R$ 4,3 milhões do Banco Mundial (Bird) e o objetivo de fomentar a produção dos municípios da região serrana. De acordo com o secretário estadual de Agricultura, Alberto Mofati, a iniciativa faz parte de um conjunto de ações que vem sendo implementadas em decorrência das perdas que os produtores tiveram na catástrofe das chuvas do início do ano passado.

“Grande parte dos 1.950 produtores que a gente já vem beneficiando de forma direta com os recursos do programa são também membros dessas associações. Eles já tiveram apoio de forma individual e agora estão tendo um apoio coletivo por meio das cooperativas”, disse.

Segundo o secretário, alguns produtores chegam a produzir atualmente mais do que antes da tragédia, porém algumas áreas ainda enfrentam dificuldades de escoamento da produção. O trabalho é desenvolvido nas 140 microbacias onde essas pessoas residem e trabalham.

“A grande maioria dos problemas e questões já estão sanados. Quem visita e sobrevoa a região, vê ainda nos cumes a marca do que aconteceu, mas nas áreas de produção já não vemos mais. O trabalho foi muito bom e a produção está retomada”, disse Mofati.

Ao conjunto de ações do Rio Rural foram acrescentados recursos de R$ 4 milhões para construir e recuperar pequenas pontes. Está sendo feito também um trabalho de recuperação das estradas da região.

A entrega dos equipamentos ocorreu no Parque de Exposições de Teresópolis.

Edição: Fábio Massalli