Empresa informa que vai demitir mineradores grevistas na África do Sul

20/08/2012 - 9h40

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A empresa Lonmim, operadora de uma mina de platina na África do Sul, anunciou que vai demitir os funcionários que permanecerem em greve a partir hoje (20). Na semana passada, um enfrentamento entre policiais sul-africanos e grevistas resultou na morte de 34 mineiros. O episódio gerou controvérsia no país.

A empresa informou ter apresentado propostas de reajustes de 17% a 25% aos trabalhadores. Desde o dia 10, há um movimento de paralisação, e cerca de 3 mil funcionários da mina cruzaram os braços. Eles exigem reajuste de salários e melhorias nas condições de trabalho. A Lonmin é a terceira maior produtora de platina do mundo.

O governo sul-africano criou uma comissão interministerial de inquérito para investigar as 34 mortes. De acordo com o governo, o primeiro trabalho é apoiar as famílias das vítimas, incluindo apoio para aconselhamento psicológico e os preparativos e custos dos enterros. As atividades da comissão começam hoje (20), em Marikana, onde está a mina da empresa Lonmim.

As mortes ocorreram em meio a conflitos entre os trabalhadores e policiais que tentavam contê-los durante o protesto. Imagens registradas por emissoras de televisão mostram que os trabalhadores foram atacados com armas de fogo, enquanto tentavam se defender com paus e pedras.


*Com informações da BBC Brasil // Edição: Juliana Andrade