Enviado da ONU chega a Damasco para reiniciar negociações de paz na Síria

08/07/2012 - 15h20

Das agências Lusa e da BBC Brasil

Brasília – O enviado especial da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Liga Árabe para a Síria, Kofi Annan, chegou neste domingo (8) a Damasco para a terceira visita à Síria desde que foi indicado para o posto. Annan busca a retomada as negociações em torno do plano de paz que propôs em abril, que começava pela instauração do cessar-fogo no país.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos contabiliza mais de 17 mil mortos desde março de 2011, quando teve início a forte repressão à revolta popular contra o regime do presidente Bashar Al Assad, no poder há 12 anos.

Na sexta-feira (6), o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, recomendou que a missão da ONU na Síria assuma o papel de mediadora política por causa do agravamento da violência. Já a secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, criticou abertamente a China e a Rússia e afirmou que os dois países não passarão incólumes por, sistematicamente, vetarem na ONU qualquer ação para conter os avanços de Assad na Síria.