Piloto da FAB que provocou acidente nas fachadas do STF e do Palácio do Planalto é afastado

02/07/2012 - 20h35

Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Comando da Aeronáutica afastou nesta segunda-feira (2) o piloto responsável pela manobra que danificou a estrutura dos prédios do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto do último domingo (1º).

Dois caças Mirage faziam demonstrações com voos rasantes durante a troca da Bandeira Nacional e provocaram uma onda de choque que atingiu os prédios públicos. O STF e o Palácio do Planalto ficam ao lado do Pavilhão Nacional, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Segundo comunicado oficial, um dos pilotos excedeu a velocidade adequada para a demonstração, chegando a 1.100 quilômetros por hora. O limite de velocidade para esse tipo de apresentação é abaixo de mil quilômetros por hora. “O piloto está temporariamente afastado das atividades aéreas, irá passar por uma avaliação operacional e poderá sofrer sanções”, diz a nota. Ainda segundo a FAB, a altitude mínima para manobras foi respeitada e não houve risco de acidente.

O Comando da Aeronáutica está em contato com pessoas e instituições para reparar danos causados, que só no STF foram R$ 35 mil. Pessoas ainda não contactadas que sofreram prejuízos podem acionar o órgão pelo email ouvidoria.comar6@fab.mil.br informando nome, endereço, telefone e uma breve descrição do ocorrido.

Edição: Fábio Massalli