Vendas de supermercados registram alta de 7% nos primeiros cinco meses do ano

27/06/2012 - 18h35

Fernanda Cruz
Repórter Agência Brasil

São Paulo – O Índice Nacional de Vendas calculado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), divulgado hoje (27), apontou um crescimento acima do esperado nas vendas dos supermercados do país para o acumulado dos primeiros cinco meses deste ano. Na comparação com 2011, o aumento foi 6,81%, número superior à estimativa inicial da Abras, que esperava elevação de 4%.

“Foi uma variação forte”, avaliou Sussumu Honda, presidente da associação. Ele atribuiu o crescimento verificado no acumulado do ano à elevação da massa salarial, em virtude do ajuste de 14% no salário mínimo em janeiro deste ano. “Quando falamos pontualmente [14%], é um crescimento real. Então, o poder aquisitivo se expande”, avaliou.

De acordo com Honda, a alta de janeiro a maio de 2012 fará com que a Abras reavalie suas estimativas para a expansão das vendas neste ano. “Eu acho que nós vamos reavaliar para cima, com certeza. Não podemos definir números ainda, mas eu acredito que vai estar em um patamar bem superior ao que tínhamos previsto inicialmente”.

No mês de maio, as vendas registraram queda de 2,77% em relação a abril. Se comparado a maio de 2011, houve crescimento de 9,88%. Já o levantamento feito para a cesta, com os 35 produtos mais vendidos no país, o AbrasMercado, em maio, teve crescimento de 0,79% na comparação com o mês anterior.

Em relação ao mesmo período de 2011, houve incremento de 6,46%, passando de R$ 299,78 para R$ 319,15. Os produtos que sofreram as maiores altas foram o tomate, seguido pela cebola e a margarina cremosa. Já as quedas mais expressivas foram a do sabão em pó, seguido pela batata e o frango congelado.

Edição: Lana Cristina