Eventos em Brasília alertam para a violência contra idosos

11/06/2012 - 14h17

Da Agência Brasil

Brasília – Com apresentação de palestras e peças de teatro educativo, começou hoje (11) no Distrito Federal a Semana de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa. O objetivo da campanha, promovida pela Secretaria Especial do Idoso, é alertar e envolver a sociedade na erradicação de todas as formas de agressão enfrentadas pelas pessoas da terceira idade, disse o secretário do Idoso, Ricardo Quirino.

A programação completa pode ser consultada no site da secretaria na internet. A campanha prossegue até o dia 15 com atividades em vários locais da capital federal.

De acordo com Ricardo Quirino, a violência contra idosos vem crescendo com o próprio aumento da população da terceira idade e com a maior percepção da sociedade quanto ao problema.

“Graças às campanhas de conscientização, as pessoas estão denunciando mais. No entanto, a violência contra o idoso é muito complicada [de identificar], dificilmente a vítima faz as denúncias, geralmente [a denúncia] vem de terceiros. Mais de 90% das agressões estão no ambiente familiar e envolve a violência física, psicológica e financeira, então o idoso acaba se tornando refém dos familiares”, contou Quirino.

O secretário do Idoso explicou que as denúncias chegam à secretaria por meio da Ouvidoria, e depois são encaminhadas para os órgãos competentes, como a Central Judicial do Idoso – instalada no 3º andar do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) – e o Ministério Público.

“Aquelas [queixas] que identificamos como caso de polícia, encaminhamos para os órgãos policiais. Temos trabalhado contra a violência do idoso, eles merecem respeito. Os maus tratos contra idosos é crime e a melhor maneira de proteger é denunciar”, afirmou. Segundo Quirino, dependendo do caso, o agressor pode pegar até 12 anos de prisão.

De acordo com a delegada Ana Cristina Santiago, a Delegacia da Mulher do Distrito Federal tem “um olhar diferenciado” para a violência contra a mulher e o idoso, e está preparada para atender essas vítimas. “Foram criadas em todas as delegacias seções diferenciadas para atender os idosos. O ponto positivo é a abrangência de encarar a violência contra a mulher e o idoso”, ressaltou.

Edição: Davi Oliveira